AEMFP - EBIM

Newsletter: Fevereiro/21 - Concurso Nacional de Leitura

 

Concurso Nacional de Leitura 14.ª ed. 2020-21

 

2º Ciclo

No passado dia 17 de fevereiro, pelas 14.30, decorreu através de uma sessão do Google Meet a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura para alunos do 2º ciclo.  A obra escolhida para a leitura dos excertos foi o conto Pedro Alecrim, de António Mota. Após as leituras pelos alunos participantes, das turmas de 6ºA e 6ºE, o júri reuniu durante 15 minutos, para aplicar os critérios de seleção e escolher os alunos que passariam à 3ª fase. Ficaram apuradas as alunas Margarida Ramalho e Sara Rodrigues (6ºE). No final, o júri deu os parabéns a todos os participantes, relembrando que a leitura para além de ser um passatempo que nos dá prazer, enriquece-nos e torna-nos mais habilidosos. A equipa do CCS deseja boa sorte para a 3ª fase e dá os parabéns a todos os que gostam de ler! Equipa CCS
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3º Ciclo

 “ÉPICO”   concurso de leitura 

Os tempos da pandemia levam-nos a descobrir talentos escondidos!

No dia 17 de Fevereiro de 2021 pelas 15 horas e 30 minutos, no Meet da Biblioteca Escolar, decorreu um fabuloso concurso de leitura onde se descobriram talentosos leitores de 7º ano que leram um excerto do livro 'O Rapaz do Pijama às Riscas', de John Boyne. No final, os elementos do júri deram os parabéns a todos os participantes e palavras de encorajamento. Sendo um concurso aberto a todos os anos do 3º ciclo, os sete alunos de 7º ano tinham já sido apurados numa 1ª fase que decorreu na aula de português, em todas as turmas de 7º ano. Entre tantos estupendos leitores só dois puderam vencer, mas os restantes participantes estão de parabéns. Nunca desistam dos vossos sonhos! Leonor Leal, 7ºA
 

2ª fase Concurso Nacional de Leitura 

Este ano o Concurso Nacional de Leitura ocorreu de forma diferente, pois nas condições em que nos encontramos não  foi possível realizar-se na nossa biblioteca.

Decorreu no google meet da biblioteca escolar e deu-se início às 15h30. Todos os alunos leram uma parte da obra escolhida para esta fase do concurso e mais tarde houve uma breve pausa de  quinze minutos para os elementos do júri decidirem os dois selecionados para continuar no concurso. Após esses quinze  minutos, a professora Paula Silveira anunciou que os alunos que foram selecionados para a próxima fase foram a Daniela  Cuba (7ºB) e o João Caraça (7ºC). Foi desta forma que decorreu o nosso Concurso Nacional de Leitura!   Margarida Meca, 5ºE
 

Newsletter: Fevereiro @2021

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

 

O Clube dos Direitos Humanos vem recordar que hoje, 27 de janeiro, se celebra o Dia Internacional em Memória das  Vítimas do Holocausto.

Em primeiro lugar convidamos-vos a assistir à cerimónia em Memória das Vítimas do Holocausto que decorre hoje às 11h na sede das Nações Unidas.
 
Anexamos programa e endereço.
 
Estando nós em pausa letiva, fica inviabilizada qualquer atividade com os nossos alunos no dia de hoje, no entanto deixamos aqui algumas propostas de atividades que podem ser realizadas sempre que for oportuno e fizer sentido.
 
Por outro lado, e se assim o entenderem, podem sempre ver um dos muitos filmes sugeridos e refletir sobre o tema do Holocausto em família, pois é importante relembrar para que tal horror e falta de respeito pelos Direitos Humanos, jamais volte a acontecer na História da Humanidade.
 
A Equipa do Clube dos Direitos Humanos
 

Documentação e Atividades

 

 

  

 

Situação de saúde pública e garantias de aprendizagens mínimas

Não nos compete tecer opiniões sobre se devemos, ou não encerrar as escolas; o que deve orientar a decisão é a prioridade à situação de saúde pública que deve ser prevalecer sobre tudo o mais; mas queremos salvaguardar a ação pedagógica de escolas e professores no sentido de garantir aprendizagens mínimas, ajudas mútuas, apoios individuais.

 

Em face das características dos alunos deste agrupamento, o ano letivo, mais um um, não pode, não deve ser totalmente perdido para eles; se perdermos estes jovens corremos sérios riscos de hipotecar o futuro; o deles e o nosso.

 

Para isso o papel dos titulares e dos diretores de turma bem como de pais/encarregados de educação é mais crucial que nunca e reforça-se necessidade de articulação e colaboração entre todos.

 

Permitam-me, por isso mesmo, deixar um pedido a todos vós, aproveitando os ensinamentos de março a maio últimos:

  • Não percam o contacto com os miúdos (famílias) nem com a escola - estabeleçam formas de contacto com alunos/famílias/docentes, regras para esse contacto; marquem um contacto regular, uma vez na semana, a forma de o fazer (por correio eletrónico, por telefone...);

 

  • Não substituam o ensino presencial por ensino à distância; são coisas diferentes, mas ajudem os alunos na definição das suas regras de trabalho, no cumprimento das suas obrigações; ajudem os miúdos a utilizar o tempo em casa para ler (comentar um livro, uma notícia, um texto, uma situação), escrever (um diário, um portefólio, memórias para o seu futuro), a ver um filme ou uma séria (e a escrever sobre ela, o que nos diz e o que nos faz sentir), a partilhar escrita e trabalhos com colegas de grupo/turma, de bairro, da rua; a fotografar, a fazer uma fotografia por dia e a escrever sobre ela (porque a tirámos, o que queremos dizer) e mesmo a fazer fichas de actividades (do manual ou do caderno de actividades) a recuperar conteúdos, mas definam com o aluno o calendário, a avaliação, a estratégia de trabalho; (podemos aproveitar os melhores textos e as melhores imagens para criar e publicar um livro, um vídeo,...);

 

  • Apoiar e ajudar com regras e critérios os anos iniciais/finais de ciclo; serão, provavelmente, os mais delicados, uns porque começam e começam frágeis, outros porque irão transitar de ciclos e precisam de consolidar conteúdos, conhecimentos, competências; ajudem os miúdos a desenvolver competências . mais do que um mero cumprimento de obrigações da qual, daqui a uns dias, nada restará;

 

  • Envolvam e impliquem os pais/encarregados de educação, trabalhem em colaboração, em entreajuda; precisamos deles para que ajudem os seus filhos/educandos a aprender, mas eles precisam de nós é um momento crucial para ajudar os pais e dar conta da importância do papel e da centralidade dos professores; em colaboração, em entreajuda; clarificando posições, definindo procedimentos e competências ou áreas de trabalho de cada um...,

De resto contem connosco;

Suspensão das atividades letivas

Na sequência da decisão do governo de suspender as atividades letivas e da qual demos conhecimento a todos, disponibilizamos as orientações no contexto do nosso Agrupamento; 

Assim e considerando que a suspensão das atividades letivas não implica a suspensão do trabalho pedagógico, docente e não docente, deixamos como orientações (que podem ser adequadas em função de turmas e grupos):

  • A escola sede mantém-se em funcionamento (09h00-17h30), estando disponível para acolher docentes e não docentes em pequenos grupos de trabalho, nomeadamente para utilização de recursos (salas de aula, biblioteca, sala tic, etc);

  • As escolas EB Sr.ª da Glória, Valverde e Vista Alegre encerram a partir da próxima 2ª feira;

  • Os  assistentes operacionais passam a integrar a escola em horário, preferencialmente, administrativo, 9h00 - 17h30, podendo, mediante autorização da responsável, funcionar em espelho ou horário contínuo;

  • O espaço ComTacto juntamente com titulares/diretores de turma irão identificar casos/situações que possam ser apoiados pela escola, nomeadamente, mediante a disponibilização de refeições (em regime takeway), alunos que necessitem utilizar a escola (biblioteca, sala TIC ou outros recursos);

  • Os centros de apoio à aprendizagem (Cruz da Picada e escola sede) mantém-se em funcionamento, devendo ser identificadas, pelos DEE envolvidos, as condições e as necessidades para esse efeito, nomeadamente refeições, assistentes operacionais e transportes;

  • Os apoios terapêuticos deverão manter-se sempre que necessário, adaptando-se às condições e circunstâncias;

  • Tal como aconteceu no primeiro confinamento, o AE irá assegurar a participação de educadores e docentes na escola de acolhimento (André de Resende), de 4 em 4 dias iremos destacar 2 educadoras, 2 docentes de 1º ciclo e 2 de 2º/3º e 2 suplentes; a V.P. E. Barbosa dará conta, por e-mail, dos selecionados;

  • As diferentes estruturas educativas (departamentos e/ou equipas, conselhos de turma) podem manter o seu funcionamento, (re)agendando, caso haja necessidade, o planeamento dos trabalhos;

  • As reuniões agendadas devem manter-se ainda que reprogramadas mediante entendimento entre os elementos envolvidos;

  • Devem, os titulares/diretores de turma, assegurar o planeamento e organização do que poderá vir a ser o E@D; neste contexto, deve-se privilegiar o planeamento do trabalho quer na actualização de dados relativamente a equipamentos, a possibilidade de acolhimentos de pequenos grupos para salas de trabalho ou no âmbito do plano B, de alunos abrangidos pelo DL 54/2018 e/ou institucionalizados.

Apelamos a que mantenham a atenção ao correio eletrónico que iremos utilizar privilegiadamente para informações e contacto.

De resto ficamos ao dispor para eventuais esclarecimentos ou informação adicional.

Cuidem-se e fiquem em casa

Modalidade de voto antecipado

Já não é possível requerer a modalidade de voto antecipado para eleitores em confinamento obrigatório, pelo que, terá de exercer o seu direito de voto presencialmente no dia 24 de janeiro no local onde se encontra recenseado(a), caso não se encontre em confinamento obrigatório determinado pela autoridade de saúde.

 

Estando em confinamento obrigatório determinado pela autoridade de saúde no dia 24 de janeiro, não pode deslocar-se à mesa de voto.

 

Não conseguindo cumprir os pressupostos exigidos, lamentavelmente, não poderá exercer o seu direito de voto."

 

Subcategorias

  • EaD

    Categoria para artigos relacionados com a E@D .

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